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Vitamina B12: tudo o que você precisa saber

A vitamina B12 é um nutriente muito importante para o corpo, principalmente para o funcionamento e saúde do sistema nervoso central. Aqui, você conhece o que é vitamina B12, para que serve e seus benefícios. Confira!

 

O que é vitamina B12?

A vitamina B12, também chamada de cobalamina, é um nutriente que participa de diversos processos no organismo, contribuindo para que sejam efetivamente realizados.

Curiosamente, a vitamina B12 não é produzida naturalmente pelo organismo e seu consumo se faz por meio da alimentação ou uso de suplementos.

 

Para que serve a vitamina B12?

Mas afinal, para que serve a vitamina B12? O nutriente atua na síntese de glóbulos vermelhos, bem como na formação e manutenção de células do sistema nervoso central, contribuindo para seu bom funcionamento.

Além disso, a vitamina ajuda a ter uma cognição num nível adequado, com melhor capacidade de aprendizado. Paralelamente, ajuda a prevenir a degeneração celular, derrame cerebral e problemas cardíacos.

 

Falta de vitamina B12

Pessoas que fazem alimentação inadequada, ou seja, pobre em nutrientes, tendem a ter falta de vitamina B12 no organismo. Este é um problema muito comum entre veganos e vegetarianos, pois os alimentos de origem animal costumam ter mais vitamina B12.

Quando há vitamina B12 baixa no organismo, problemas neurológicos começam a surgir, uma vez que o sistema nervoso central fica comprometido. Além disso, há uma grande chance de enfrentar quadros de anemia e estomatite.

Em algumas situações, a falta do nutriente também provoca falha na coordenação motora, dificuldade de memorizar informações, irritabilidade, perda de sensibilidade corporal, depressão e raciocínio lento.

 

Sinais de deficiência de vitamina B12

Só existe uma forma de saber se seu organismo está com falta de vitamina B12: por meio de um exame clínico (de sangue). Mas quando há deficiência do nutriente o próprio corpo começa a emitir alguns sinais fáceis de serem identificados.

Entre eles, destaque para a fadiga em excesso, com sensação de cansaço extrema, porque o corpo não consegue produzir uma quantidade adequada de glóbulos vermelhos para oxigenar todos os órgãos.

Outro sinal é a sensação constante de formigamento em pés e mãos, bem como a perda de equilíbrio e redução da memória, sem capacidade de reconhecer um local, nome, entre outros dados.

Um sinal que costuma ser mais frequente é a confusão mental, além da depressão. Esses sintomas aparecem porque a vitamina B12 também contribui para o funcionamento do cérebro e sem o nutriente há uma desestabilização importante, gerando esses problemas.

 

Fatores de risco para falta de vitamina B12

Existem alguns fatores de risco que podem levar a uma deficiência de vitamina B12! Um dos mais comuns é a realização de refeições inadequadas, sem alimentos ricos em nutrientes.

A falta da vitamina também pode ser desencadeada pelo uso de medicamentos, realização de cirurgia no estômago, utilização de anestésico inalatório em cirurgia e anemia perniciosa.

 

Benefícios da vitamina B12

São vários os benefícios da vitamina B12 para o organismo. A seguir, apresentamos os mais representativos quando se tem o nutriente em níveis ideais no corpo:

  • Redução da fadiga, garantindo maior disposição no dia a dia e mais energia para realizar atividades;
  • Prevenção de anemia, especialmente da anemia perniciosa;
  • Redução da sensação de formigamento em extremidades do corpo, como pés e mãos;
  • Contribuição para a integridade da bainha de mielina, que envolve e protege os nervos, auxiliando na velocidade de transmissão de comandos emitidos pelo cérebro para o restante do corpo;
  • Proteção de neurônios, auxiliando na prevenção de doenças como a demência e depressão, além de evitar problemas de memória, concentração e confusão mental.

 

Como repor vitamina B12?

Há duas formas principais de reposição da vitamina B12: por meio da alimentação ou da suplementação. Caso escolha a primeira opção, basta consumir mais alimentos ricos no nutriente, como carne vermelha, miúdos (fígado, por exemplo) e peixes (especialmente o atum e salmão).

Outros alimentos que também possuem uma boa quantidade do nutriente são as carnes de aves, os ovos, o leite e seus derivados, como queijos e iogurtes.

Prefere fazer a suplementação? Neste caso, recomenda-se comprar suplemento de vitamina B12 em cápsulas, que é a maneira mais prática de repor o nutriente no organismo.

O motivo disso é simples: não há necessidade de preparar o suplemento. Além disso, dá para transportá-lo facilmente na bolsa, o que facilita seu consumo onde estiver.

 

Como tomar suplemento de vitamina B12?

Recomenda-se seguir as orientações de seu médico ou do fabricante do suplemento. Mas geralmente a posologia diária ideal é de uma cápsula. Procure seguir as orientações de ingestão rigorosamente, para ter resultados mais expressivos.

 

Comprar vitamina B12 em cápsulas

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